terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

aires mateus & associados

a d'arco junto com a casa da musica apresentam:

fonte: http://d-arco.blogspot.com/2008/07/prmios-fad-2008-seis-projectos.html

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


CCTV Hotel do carismático atelier OMA em beijing apanhado por um azar que se diria, um pouco cómico ,por acontecer durante uma celebração local com fogo de artificio. Incidente com certeza muito triste


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sobre as ruinas do futuro!



Fantasporto/OASRN

17-19 Fev. Sobre as Ruínas do Futuro | conferências

Sobre as ruínas do Futuro

Um artigo recente de Sam Jacob (StrangestHarvest blog) sugere uma relação entre a escala espectacular de alguns projectos urbanos e arquitectónicos recentes e o colapso do mercado financeiro, providenciando uma leitura antecipatória destas estruturas como assustadores “museus da experiência tardo-capitalista”.
Em Setembro passado, na Bienal de Arquitectura de Veneza, o Leão de Ouro foi atribuído a “Hotel Polonia” uma exposição na qual o sentido de permanência e durabilidade da arquitectura era confrontado através de colagens artísticas de seis edifícios contemporâneos de prestígio, as quais retratavam alterações na sua função em relação com alterações sociais num futuro próximo: “A arquitectura é também o que as pessoas e o tempo fazem a um edifício”.
Estes exemplos representam a arquitectura como uma poderosa ferramenta de comunicação, capaz de simbolizar mudanças perturbadoras.
A selecção dos filmes do ciclo “Cinema e Arquitectura” do Fantasporto sugere uma linha de leitura do futuro marcada por uma visão negra da humanidade subjugada pela tecnologia, sob um controlo social centralizado ou ameaçada por epidemias de larga escala.
É isto que o futuro nos reserva? De que forma é que a arquitectura toma parte nisto?
Enquanto arquitectos sentimo-nos, simultâneamente, fascinados com alguns destes cenários, e empenhados num futuro sustentável. Será isto incompatível?
Pela primeira vez o Fantasporto colabora com a OASRN para produzir um programa paralelo de conferências de arquitectura, em relação com as apresentações da selecção oficial “Cinema e Arquitectura”. Com este enquadramento, reunimos dois arquitectos cuja pesquisa e obra desenvolvida, incluindo visões distintas sobre o futuro, nos permitem um aprofundamento deste tema.

Programa das Conferências
“On the Future’s Ruins” / “Sobre as Ruínas do Futuro”

17/2 - Conferência 1 - 18h00
Orador Principal: Arq.º Sou Fujimoto (Japão)*
Moderadores: Arq.º Jorge Patrício Martins (Comissário do Programa “Cinema e Arquitectura”- Fantasporto 2009) e Arq.º Luís Tavares Pereira (OASRN)

*com o apoio da DARCO magazine

Dia 19/2- Conferência 2 - 18h00
Orador Principal: Arq.º Marcos Cruz (Reino Unido/Portugal)
Moderadores: Arq.º Jorge Patrício Martins (Comissário do Programa “Cinema e Arquitectura”- Fantasporto 2009) e Arq.º Luís Tavares Pereira (OASRN)

Sobre as ruínas do Futuro
Programação de Arquitectura paralela à secção oficial do Fantasporto 2009
“Cinema e Arquitectura” 
17 e 19 de Fevereiro
Teatro Rivoli, Porto
Comissariado por Jorge Patrício Martins e OASRN
C/ a participação de Geoff Manaugh no BLDG BLOG

NOTA: Entrada mediante levantamento de Billhete gratuito na Bilheteira do Rivoli

Filmes da Retrospectiva Cinema e Arquitectura

"Artificial Inteligence: AI" de Steven Spielberg, EUA, 146 min
"Breaking and Entering" de Anthony Minghella, GB/EUA, 120 min 
"Blade Runner" de Ridley Scott, EUA/HK, 117 min 
"Blindness" de Fernando Meirelles, Can/Bra/Jap, 120 min
"Code 46" de Michael Winterbottom, GB, 92 min
"Dark City" de Alex Proyas, Aus/EUA, 100 min
"Immortel" de Enki Bilal, Fra/Ita/GB, 102 min
"I Am Legend" de Francis Lawrence, EUA/Austrália, 101 min
"Metropolis" de Fritz Lang, Ale, 153 min
"Re-cycle – Oxide Pang" de Danny Pang, Tai/HK, 108 min
"The Island" de Michael Bay, EUA, 136 min

Participantes

Sou Fujimoto. Um jovem arquitecto japonês, recentemente objecto de enorme atenção mediática e premiado no World Architecture Festival em Barcelona, em Outubro passado com a surpreendente “Casa de Madeira Final”, vencedor da categoria Reisdência Privada. Na sua busca por uma arquitectura nova, equaciona conceitos de arquitectura primitiva: “considerar uma arquitectura inovadora para o futuro, é surpreendentemente equivalente a reflectir sobre a arquitectura primitiva”. A sua obra é apresentada pela primeira vez em Portugal no #06 Jan7Fev 09 da revista DARCO.

Marcos Cruz desenvolve uma investigação na Bartlett School of Architecture, em Londres, dedicada a uma visão futurista do corpo em arquitectura, interrogando as relações contemporâneas entre as propriedades da carne humana e da ‘carne’ arquitectónica. Num tempo em que o discurso difundido sobre o impacto das tecnologias digitais corre o risco de tornar a ‘pele’ arquitectónica cada vez mais incorpórea, a sua pesquisa à volta da noção de “espessura encarnada” (Thick Embodied Flesh), explora os interfaces arquitectónicos verdadeiramente habitáveis. O seu trabalho de Doutoramento recebeu o RIBA President's Awards for Research for Outstanding PhD Thesis, em 2008.

www.fantasporto.com
www.oarsn.org

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, as conferência e as sessões de cinema equivalem cada uma a 1 crédito de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura".



Obrigatório levantamento de ingressos na bilheteira do Rivoli, no dia anterior a cada Conferência.
Horário da bilheteira: 13h > 22h